quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cultura Digital.com

CULTURA DIGITAL.COM

1....valorizamos demais o termo digital ...

Na entrevista de Marcelo Tas, no livro a "Cultura Digital.com", ele relata a realidade da pessoas diante das novas tecnologias, em específico as da informação e comunicação. Ele afirma que, para os antigos, teem diante de si o desconhecido, que na maioria das vezes, assusta, impõe medo, desconfiança. Para as crianças, adolescentes e jovens, são um auxílio dado pela informação como parte de suas vidas, parte de suas aprendizagens e não como instrumentos “frios” e retrógrados.
Concordo com ele, quando cita que o “digital” é uma palavra que usamos para se referir àquilo que já utilizamos no cotidiano...
Muitos valorizam demais a tecnologia digital, e quando está o deixa na mão, por “falha técnica”...
...posso citar que essa valorização das tecnologias são como as invenções, veja o exemplo do avião. Alberto Santos Dumont inventou o 14 Bis, mal consegui voar alguns metros, e transportar um só passageiro. Hoje...

2. Temos enfrentado alguns problemas com o Moodle em nossa disciplina... Discuta esta relação com a afirmação do entrevistado: "Inventou-se a motocicleta e a gente fica falando do pneu, do aro, do banquinho e não falar da viagem que a gente tem para fazer com a moto." (pp. 234)

Nesse exemplo, a bicicleta é o meio. Mas não é o único de transporte. Às vezes, ficamos nervosos quando fura o pneu ou...
A Plataforma Moodle, assim como a bicicleta é o meio de nos comunicar nesse curso. Mas não é o único. Temos e-mails, blogs, twitter, MSN, Facebook, youtube, páginas da Internet etc. Então por que reclamar de algum mau funcionamento nessa plataforma, se podemos expandir a comunicação para esses meios?


3. ...é relevância e discernimento...

A relevância citada, se refere ao fato das pessoas perceberem que as tecnologias digitais são importantes e necessárias para a vida cotidiana atual...Elas ainda não discerniram o significado real da tecnologia, tendo-a apenas com acessórios, e não como verdadeiros instrumentos da informação e comunicação...

4. Na entrevista, Marcelo Tas fala sobre educação, função de professor e a tecnologia. Discuta o pensamento dele, vinculando-o com outro autor da área de educação.

O professor tende a ser o transmissor do conhecimento, como se fosse o transmissor do dengue, é só ele que sabe, é só ele que tem o conhecimento, assim as aulas são chatas e a matéria também, ou então ele é considerado como o sabetudo, o crânio etc.
Atualmente, o professor tem que ser o mediador do conhecimento dos alunos. Até o título mudou. Agora é educador e educando. Assim sendo, o professor não precisa possuir “todo o conhecimento” sobre a disciplina que ministra, até porque, ele não consegue devido a aceleração do desenvolvimento e mudanças da sociedade, mas precisa saber onde buscar esse “conhecimento” e, principalmente, pensar nas diversas maneiras de auxiliar o educando descobrir novos meios de informação, conhecimento e comunicação.
Segundo Libâneo (1994, pg.88): “O trabalho docente é atividade que dá unidade ao binômio ensino-aprendizagem, pelo processo de transmissão-assimilação ativa de conhecimentos, realizando a tarefa de mediação na relação cognitiva entre o aluno e as matérias de estudo”.

5. "Então a gente já vive imerso nesta gelatina de informação e cada pessoa tem o seu filtro, sua maneira de se relacionar com isso." (pp 241)....

A cultura digital ou cibercultura, para Santaella está envolvendo todo o planeta, de forma rápida e eficaz, transformando, modificando, acrescentando, renovando as culturas das massas e das mídias ou mesmo dando muitas opções de relacionamento e descobrimentos de novos saberes.
Com todas essas mudanças, surge uma infinidade de opções de busca ao conhecimento, informação e comunicação. Conforme afirma Marcelo Tas, “...imerso nesta gelatina de informação, e cada pessoa tem o seu filtro...”, a tecnologia digital, oferece ampla base para pesquisa sobre qualquer assunto que se desejar conhecer, mas são tantas opções, que o pesquisador fica até confuso, na hora de escolher uma fonte segura, ai surge a necessidade de “filtrar” essas opções.

Referências:

Cultura digital.br / organização Rodrigo Savazoni, Sergio Cohn. - Rio de Janeiro : Beco do Azougue, 2009. 312p. ISBN 978-85-7920-008-3
______http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/09/cultura-digital-br.pdf
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CURSO: Especialização em Mídias na Educação
Cursista: Maciel Germano da Silva
Disciplina: Sociedade Cultura e Tecnologia Professor Cleomar Rocha-CIAR/UFG
Objetivo da disciplina: Analisar a sociedade atual, a cultura e o conhecimento que se produz ao longo da História.
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ATIVID002 - 23JAN/12
Leiam meus comentários no artigo completo, endereço:
E:\ESPMídias na Educ CIAR-UFG-UAB-20nov11\Componentes curriculares EspMídias 2012\Socied, Cultura e Tecnol\2ª Ativ.23jan12-Socied.cult.Tecn\2ª Ativ.23jan12-Marc TAS-Cult Digit..mht
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2 comentários:

Nilsangela Santos disse...

Ola Maciel suas respostas estão coerentes Santaella discute que mídia é meio, canal. Ela busca estabelecer que não devemos pensar a tecnologia como um fim, mas como meio para se alcançar ou realizar atividades. Nesse sentido esta ação de Santaella dialoga com as questões de Marcelo Tas, eliminando a supervalorização e o menosprezo das mídias. Assim como o sabor da viagem é muito mais prazeroso do que a motocicleta. Se podemos viajar, navegar, vivenciar a cultura digital, reconhecendo seu território, porque ficarmos presos nas dificuldades do ambiente Moodle. Devemos primar mais pela qualidade ou profundidade das nossas interações e discussões dos textos sugeridos pelo professor Cleomar.
Em relação aos dois pontos, elevância e pertinência, ao lidar com a Internet é preciso despertar para o posicionamento frente a grande quantidade de informações disponíveis. É o exercício do filtro de informações.
legal seu posicionamento! Envie o link do seu blog para seu colegas participar da discussão.
Abraços! Nilsangela Santos

Fran Rodrigues disse...

Olá, Maciel. Que interessante fazer essas conexões entre diferentes plataformas virtuais, não é? Parabéns pelo blog e pela compreensão do texto.