quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cultura Digital.com

CULTURA DIGITAL.COM

1....valorizamos demais o termo digital ...

Na entrevista de Marcelo Tas, no livro a "Cultura Digital.com", ele relata a realidade da pessoas diante das novas tecnologias, em específico as da informação e comunicação. Ele afirma que, para os antigos, teem diante de si o desconhecido, que na maioria das vezes, assusta, impõe medo, desconfiança. Para as crianças, adolescentes e jovens, são um auxílio dado pela informação como parte de suas vidas, parte de suas aprendizagens e não como instrumentos “frios” e retrógrados.
Concordo com ele, quando cita que o “digital” é uma palavra que usamos para se referir àquilo que já utilizamos no cotidiano...
Muitos valorizam demais a tecnologia digital, e quando está o deixa na mão, por “falha técnica”...
...posso citar que essa valorização das tecnologias são como as invenções, veja o exemplo do avião. Alberto Santos Dumont inventou o 14 Bis, mal consegui voar alguns metros, e transportar um só passageiro. Hoje...

2. Temos enfrentado alguns problemas com o Moodle em nossa disciplina... Discuta esta relação com a afirmação do entrevistado: "Inventou-se a motocicleta e a gente fica falando do pneu, do aro, do banquinho e não falar da viagem que a gente tem para fazer com a moto." (pp. 234)

Nesse exemplo, a bicicleta é o meio. Mas não é o único de transporte. Às vezes, ficamos nervosos quando fura o pneu ou...
A Plataforma Moodle, assim como a bicicleta é o meio de nos comunicar nesse curso. Mas não é o único. Temos e-mails, blogs, twitter, MSN, Facebook, youtube, páginas da Internet etc. Então por que reclamar de algum mau funcionamento nessa plataforma, se podemos expandir a comunicação para esses meios?


3. ...é relevância e discernimento...

A relevância citada, se refere ao fato das pessoas perceberem que as tecnologias digitais são importantes e necessárias para a vida cotidiana atual...Elas ainda não discerniram o significado real da tecnologia, tendo-a apenas com acessórios, e não como verdadeiros instrumentos da informação e comunicação...

4. Na entrevista, Marcelo Tas fala sobre educação, função de professor e a tecnologia. Discuta o pensamento dele, vinculando-o com outro autor da área de educação.

O professor tende a ser o transmissor do conhecimento, como se fosse o transmissor do dengue, é só ele que sabe, é só ele que tem o conhecimento, assim as aulas são chatas e a matéria também, ou então ele é considerado como o sabetudo, o crânio etc.
Atualmente, o professor tem que ser o mediador do conhecimento dos alunos. Até o título mudou. Agora é educador e educando. Assim sendo, o professor não precisa possuir “todo o conhecimento” sobre a disciplina que ministra, até porque, ele não consegue devido a aceleração do desenvolvimento e mudanças da sociedade, mas precisa saber onde buscar esse “conhecimento” e, principalmente, pensar nas diversas maneiras de auxiliar o educando descobrir novos meios de informação, conhecimento e comunicação.
Segundo Libâneo (1994, pg.88): “O trabalho docente é atividade que dá unidade ao binômio ensino-aprendizagem, pelo processo de transmissão-assimilação ativa de conhecimentos, realizando a tarefa de mediação na relação cognitiva entre o aluno e as matérias de estudo”.

5. "Então a gente já vive imerso nesta gelatina de informação e cada pessoa tem o seu filtro, sua maneira de se relacionar com isso." (pp 241)....

A cultura digital ou cibercultura, para Santaella está envolvendo todo o planeta, de forma rápida e eficaz, transformando, modificando, acrescentando, renovando as culturas das massas e das mídias ou mesmo dando muitas opções de relacionamento e descobrimentos de novos saberes.
Com todas essas mudanças, surge uma infinidade de opções de busca ao conhecimento, informação e comunicação. Conforme afirma Marcelo Tas, “...imerso nesta gelatina de informação, e cada pessoa tem o seu filtro...”, a tecnologia digital, oferece ampla base para pesquisa sobre qualquer assunto que se desejar conhecer, mas são tantas opções, que o pesquisador fica até confuso, na hora de escolher uma fonte segura, ai surge a necessidade de “filtrar” essas opções.

Referências:

Cultura digital.br / organização Rodrigo Savazoni, Sergio Cohn. - Rio de Janeiro : Beco do Azougue, 2009. 312p. ISBN 978-85-7920-008-3
______http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/09/cultura-digital-br.pdf
--------------------------------------------------------------------
CURSO: Especialização em Mídias na Educação
Cursista: Maciel Germano da Silva
Disciplina: Sociedade Cultura e Tecnologia Professor Cleomar Rocha-CIAR/UFG
Objetivo da disciplina: Analisar a sociedade atual, a cultura e o conhecimento que se produz ao longo da História.
--------------------------------------------------------------------
ATIVID002 - 23JAN/12
Leiam meus comentários no artigo completo, endereço:
E:\ESPMídias na Educ CIAR-UFG-UAB-20nov11\Componentes curriculares EspMídias 2012\Socied, Cultura e Tecnol\2ª Ativ.23jan12-Socied.cult.Tecn\2ª Ativ.23jan12-Marc TAS-Cult Digit..mht
--------------------------------------------------------------------

domingo, 22 de janeiro de 2012

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO



http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=Avan%C3%A7os%20da%20Tecnologia%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20%0Be%20%0BComunica%C3%A7%C3%A3o&ctid=CT2463487&searchsource=1&start=0&pos=11

Avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação

No mundo hodierno a evolução das tecnologias da informação e comunicação, estão gerando grandes transformações sociais, políticas, econômicas, culturais do trabalho, lazer e entretenimento de todas as culturas.
Ao refletir sobre o tema, nota-se que o artigo de Lúcia Santaella, “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano”, faz uma referência crítica à esses avanços, destacando: as formações socioculturais; distância temporal da cultura das mídias à cibercultura; relações da cultura digital e a moeda corrente da informação; reações à ciberealidade; e os desafios do pós-humano. Destaco, a seguir, 5 grandes questões que você pode responder, questionar-se, ou mesmo pesquisar para compreender melhor o tema.
a) Substituir uma cultura por outra, é a mesma coisa que tornar uma pessoa que se alimenta basicamente de carnes em uma vegetariana?
b) A busca de informações com maior agilidade e disponibilidade tornou-se mais fácil com a chegada dos meios digitais da pós-modernidade como a face identificadora da cibercultura?
c) A cultura digital tem se alastrado como uma moda, onde todos querem, muitos não podem usar mas ficam com vontade, outros olham de longe, alguns criticam, outros usam por necessidade, outros tem medo de usar?
d) A maioria das pessoas são otimistas a respeito da ciberealidade?
e) Na realidade, a máquina está tomando o lugar do ser humano? Ou podem interagir, originando a expressão “pós-humano” ?
-------------------------------------
CURSO: Especialização em Mídias na Educação
Cursista: Maciel Germano da Silva
Disciplina: Sociedade Cultura e Tecnologia Professor Cleomar Rocha-CIAR/UFG
Objetivo da disciplina: Analisar a sociedade atual, a cultura e o conhecimento que se produz ao longo da História.
------------------------------------
Leiam o artigo completo, no endereço:
E:\ESPMídias na Educ CIAR-UFG-UAB-20nov11\Componentes curriculares EspMídias 2012\Socied, Cultura e Tecnol\Da Cult Mídias ao Pós-Humano 20jan12 resumo - WEB.mht

E assistam à apresentação Power-point,em vídeo, no YOUTUBE -- http://youtu.be/Um7rsxmCxkQ

Depois registre seus comentários a respeito desse artigo. Clique no rodapé dessa tela e escreva sua avaliação.

sábado, 21 de janeiro de 2012

ÉTICA E RESPONSABILIDADE

A ética é algo que aprendemos em casa, e temos que levá-la sempre adiante.
Vivemos em um mundo, ultimamente, que a maioria das pessoas não conseguem entender o porquê e o que significa ética; ela atua sempre de diferentes modos e lugares. Exemplos de ética na escola, é quando existe respeito entre aluno e professor, professor e aluno. Palavras como “por favor” e “licença” entram também nesse conceito.
A responsabilidade é algo fundamental entre si, porque através dela conseguimos: confiança, respeito, pois uma pessoa de caráter, por mais que ela possa vir tem pedras em seu caminho, pode contar sempre com aquela mão amiga, que possa te ajudar a seguir adiante e vencer todos os obstáculos.
Na escola a responsabilidade também atua de várias maneiras como: fazer todas as atividades propostas, ser um bom aluno, tirar boas notas, dar respeito e ser respeitado.
Afinal a responsabilidade e a ética seguem juntas e, seguindo-as com consciência, nos levam a um bom lugar.

Autora do texto: K.M.S. – 9º Ano-Ensino Fundamental/196 – IFA/jan/2012

O MUNDO HOJE EM DIA

"A cidadania vivida em um mundo sem ética, sem respeito, sem educação."
O que vem ser a palavra “ética”. A ética social é você saber viver com uma boa qualificação de vida, quanto familiar e escolar.
A vida escolar às vezes é muito complicada, então ética é muito importante na escola, principalmente.
A ética escolar é o respeito ao próximo, é a pessoa saber viver em total harmonia com seu próximo.
A sociedade, ultimamente, acha que a obrigação do professor e da escola é educar o aluno, errado. O aluno tem que ter educação de berço, familiar. Você acha que se uma pessoa não respeita a sua mãe, seus próprios familiares, terá capacidade de obedecer e ouvir algumas críticas do professor com educação.
A ética e a responsabilidade tem que ser em todos os lugares e isso é que não estamos conseguindo ver.
A educação, como eu já falei, influencia muito a família. Muitas vezes algumas complicações familiares podem interferir na concentração do aluno na escola. Alguns problemas familiares temos que resolver em casa, somente .
Mais a vida não é feita somente de coisas fáceis, mais também de complicações. Nada é impossível. Se você quer algo você tem capacidade para conseguir .

Autora do texto: C.R. – 9º Ano-Ensino Fundamental/195 – IFA/jan/2012

A APRENDIZAGEM DE CADA DIA

É certo que todos os dias aprendemos coisas novas e diferentes. E tão certo quanto isso, é que ensinamos também, afinal, nos relacionamos.
Respeitar, e dar-se o respeito, ser educado(a), envolver as pessoas e saber fazer isso de uma forma natural, é relacionar-se bem com as pessoas, é o resultado de alguém que possui um valor indispensável e, a ética.
Querer aprender, é necessário ter ética, porque sem ela várias situações são desencadeadas que podem levar ao preconceito ou barreiras, e por isso pessoas são frustradas ou magoadas às vezes por tão pouca coisa... É preciso um bom relacionamento para com as pessoas.
Relacionamentos envolvem muito mais que conversas, brigas ou abraços; há coisas que não são palpáveis, porém são essenciais e uma dessas coisas é a responsabilidade, que envolve uma pessoa e a compromete com aquilo, que leva ao compromisso e que é impossível sem a ética.
Alguns relacionamentos fazem com que percamos a atenção em algumas coisas que precisaríamos focar por termos colocado uma barreira entre outra pessoa, ou por nos preocuparmos demais com coisas cuja importância naquele lugar, e naquele momento são irrelevantes. Por exemplo, é inconveniente pensar no namorado(a), pai ou mãe na aula de matemática, ao resolver uma equação ou ao fazer a resolução daquele problema complicado. É necessário que se saiba separar o emocional (pessoal) do profissional ( no caso, a escola).
Todos aspiram um futuro próspero e de sucesso, mas para isso é preciso que algumas atitudes sejam tomadas no presente. A aprendizagem de cada dia é realizada com sucesso e é bem sucedida quando há ética e responsabilidade, então faça logo a sua escolha e se decida: o que você quer para sua vida?


Autora do texto: R. I. – 9º Ano-Ensino Fundamental/194 – IFA/jan/2012

REFLETINDO...

Refletindo sobre tudo que o professor Maciel disse, conclui que todos os alunos têm que deixar seus problemas pessoais em casa para não prejudicar o aprendizado escolar, mas nesse exato momento lembrei-me que quando os meus pais se separaram me prejudicou bastante, pois não sabia como deixar tudo para trás e focar meu pensamento só nos estudos, então achei uma maneira bem razoável de resolver esse determinado problema, separei minha vida em três partes: Família, Estudo e Vaidade. Inclui todas no meu pensamento e descobri como separá-las em uma determinada hora em um determinado dia e um exato momento.
Foi dessa maneira que consegui virar mais uma página do livro da minha vida, pois com esse choque de separação e final de ano chegando percebi que sem a família unida não é um grande motivo para querer desistir, podemos errar em nossas atitudes, mas podemos aprender com nossos erros fazendo nos tornar uma pessoa bem melhor como aconteceu comigo, aprendi a dar valor na união da família e aprendi a ser uma aluna cada vez melhor!

Autora do texto: A.F.M. – 9º Ano-Ensino Fundamental/193 – IFA/jan/2012

ESCOLHAS

Bom, para o ano de 2012 eu planejei ser um pouco responsável nas minhas escolhas e atitudes... saber a hora de conversar e de ouvir.
Todos nós quando entramos em sala de aula, temos que esquecer lá fora porque pra gente aprender, temos que ter toda concentração do mundo, assim esquecendo dos problemas, para conseguir um bom êxito esse ano.
Eu converso bastante durante as aulas, sou muito distraída.
Vou tentar melhorar meu comportamento para me dar bem no 9º ano do Ensino Fundamental, porque no futuro quem precisará não é meu professor, sou eu!
E uma escolha errada, poderá mudar o meu futuro.

Autora do texto: N.S. – 9º Ano-Ensino Fundamental/192 – IFA/jan/2012